Sendo um dos maiores fatores para o crescimento acelerado de tecnologias, a internet também tem as suas regras. Uma delas é a obrigatoriedade de licenças necessárias para o controle e o aumento da segurança que é oferecida aos clientes, mas claro, cada uma delas se adequa a um tipo específico de serviço. Considerando esse contexto, não é difícil encontrar quem tenha dúvidas sobre como tirar a licença SCM, e é sobre isso que falaremos nesse artigo!
Saiba mais detalhes abaixo:
O que é a Outorga SCM?
A licença SCM tem como objetivo regularizar as empresas que oferecem serviços de internet, deixando a concorrência mais padronizada e impedindo a abertura de empresas piratas na área de telecomunicação.
Empresas que possuem esse tipo de licença, podem operar e oferecer serviços de voz, que se iniciem e terminem na própria rede SCM. Com ela, também é possível oferecer diversos serviços multimídia como fotos, ligações, mensagens de voz e vídeos.
Licenciamento da ANATEL é só para provedores de internet?
Quais as formas de se prestar serviços SCM?
Sabendo que as licenças são necessárias, existem dois tipos de categorias para tirar a SCM.
Confira abaixo:
Dispensados de Autorização
Os prestadores que possuem menos de 5 mil clientes ativos não são obrigados a possuir esse tipo de licença, mas sim, manter as informações cadastrais atualizadas para que a ANATEL siga verificando periodicamente.
Autorizados
Prestadores que utilizem radiofrequências licenciadas, aquelas que não se enquadram como radiação restrita, ou aqueles que possuam mais de 5 mil clientes ativos, devem possuir a licença SCM para determinada prestação de serviço.
Como tirar a licença SCM?
Para obter as licenças da ANATEL, são necessários alguns documentos que somente uma equipe especializada pode conseguir, visto que, por qualquer erro no processo, ele pode ser suspenso ou cancelado.
A contratação de uma empresa terceirizada é possível para que determinados documentos sejam validados por um profissional específico, como o Termo de Responsabilidade que deve ser assinado por um engenheiro ou agrônomo.
A escolha dos profissionais que serão responsáveis por agilizar o processo, também é um assunto a ser discutido. Conferir trabalhos anteriores e buscar por feedbacks são algumas iniciativas comuns ao realizar a contratação do serviço.
Todo o caminho para a autorização da licença é completamente digital e acontece pelo sistema Mosaico da ANATEL, responsável por agilizar os processos de outorga.
Antigamente, como o sistema não tinha essa funcionalidade de ser pela internet, as respostas levavam cerca de 140 dias para retornar ao solicitante, já hoje em dia, levam até 5 dias.
Leia também: Quais as diferenças entre as licenças da ANATEL?
Que tal a gente ajudar?
Como foi possível perceber, não basta apenas saber como tirar a licença SCM: é fundamental contar com um suporte especializado, pois isso fará toda a diferença no processo.
Aqui na Lunavox, esse suporte está presente a todo momento e nossa equipe sempre dá um jeito de te ajudar. Temos os serviços necessários para qualquer que seja sua requisição.
Entre em contato conosco e regularize agora mesmo a sua empresa.