Você chegou ao artigo certo para saber o que é backbone e a sua importância. Afinal, a mudança de equipamentos antigos, como o cabeamento de cobre, é um grande avanço para diversos provedores de internet, mas se mostra muito mais eficaz com o uso da estrutura correta.
Em tradução livre, backbone seria o mesmo que “osso de trás” e pode, inclusive, ser comparado a uma espinha dorsal, sendo essa a proteção necessária para as ramificações essenciais para o pleno funcionamento do organismo.
Mas, claro: no que diz respeito ao nosso mercado, esse conceito deve ser entendido de outra forma.
Entenda melhor a seguir!
O que é Backbone?
Como foi falado anteriormente, esse sistema se assemelha à espinha dorsal ou uma “rede de transporte”, visto que é o responsável pela ligação entre servidores que possuem uma certa distância, sendo eles nacionais ou internacionais.
Tendo essa função de “coluna vertebral”, ele identifica e protege a rede por onde passam os dados dos usuários, facilitando o envio e recebimento de informações de um servidor para outro. Sendo assim, no momento de acesso a um site, esses dados são encaminhados por meio de uma solicitação, permitindo o acesso aos conteúdos presentes em determinada página.
Fazendo, novamente, uma analogia com o corpo: é ele quem manda para o restante do corpo as informações processadas pelo cérebro.
Leia também: Qual a importância do cabeamento estruturado?
Como funciona esse sistema?
Agora, sabendo o que é backbone e que as informações “viajam” de um servidor para outro, vamos te explicar como esse processo acontece. É simples:
- Um usuário que está no Brasil deseja estabelecer uma conexão com um servidor asiático, por exemplo, o que significa que será necessária a transferência de requisição para o acesso.
- O servidor, sendo estrangeiro, deve retornar as informações que serão exibidas no seu dispositivo. Informações essas que, nesse processo, são encaminhadas por milhares de quilômetros.
É justamente nessas “viagens sem fim” que encontraremos os backbones, que interligam os servidores entre grandes distâncias.
Leia também: Qual a importância da licença SCM?
Como ele pode agregar na sua empresa?
O funcionamento dele ficou claro, mas você ainda não sabe quais as vantagens que esse sistema pode trazer?
Veja algumas abaixo:
Redução de custos
Ele utiliza o cabo de fibra óptica, sendo um investimento com melhor custo-benefício quando falamos em preço por qualidade do serviço.
Por mais que seja um pouco “salgado” comparado às outras opções em relação ao investimento inicial, o backbone é o mais durável e tem menos tempo de inatividade.
Durabilidade
Como os cabos de fibra óptica tendem a ser mais resistentes do que os fios de cobre, há uma menor chance de ruptura ou outros problemas físicos.
Normalmente, o backbone pode ter dez anos de durabilidade.
Aumento do desempenho
Com o uso da fibra óptica, a velocidade e o melhor desempenho nos acessos são garantidos para sua empresa
Ao utilizá-la, você estará evitando congestionamentos e erros de conexão.
Agora é com você!
Você já sabe o que é backbone e as vantagens que ele oferece para uma empresa, restando agora contratar o serviço, melhorando a produtividade e os resultados da sua equipe.
Para isso, é imprescindível contar com uma empresa que passe confiança na hora de entregar uma melhor opção para o seu bolso e garantir o acompanhamento do seu sistema, visto que ter uma equipe interna para cuidar dele não é possível.
Nós, da Lunavox, te auxiliamos em todas as partes nesse processo, sempre oferecendo suporte a todo momento.