Montar um provedor de internet é um processo complexo, mas totalmente possível quando seguimos as orientações certas.
Os provedores de internet ou Internet Service Provider (ISP) fazem a intermediação da rede, possibilitando que o serviço chegue até nossas casas, smartphones e tablets.
Ser provedor é atraente como investimento, pois a internet faz parte do cotidiano de todos os brasileiros. Em média diariamente, os usuários passam 3 horas e 47 minutos conectados nas redes sociais. Além disso, 93% da população faz pesquisa no Google antes de fazer compras.
Quer montar um provedor de internet? Continue a leitura e descubra como fazer isso em 5 passos.
Os provedores de internet e o mercado
Os provedores mais conhecidos dominam o mercado (Claro, Tim, Vivo, Net Virtua e Brasil Telecom). Além deles, temos os provedores regionais. Conforme a Anatel, os acessos de banda larga fixa mediados por prestadoras de pequeno porte cresceram em 165%, desde que a pandemia começou.
Por isso, criar um pequeno provedor é um excelente negócio. Principalmente para atender bairros afastados, cidades do interior ou a zona rural.
Passo a passo para criar um provedor de internet
Confira 5 passos para montar um provedor de internet que ofereça qualidade aos clientes e seja lucrativo abaixo.
1. Analise a região onde pretende atuar
Conheça quem são os concorrentes e qual tipo de tecnologia que atende melhor aquela área. Considere fatores como clima e geografia do lugar, pois são aspectos que podem prejudicar a qualidade do serviço.
2. Obtenha as licenças necessárias
Para prestar Serviços de Comunicação e Mídia (SCM) é preciso ter um certificado de autorização da Anatel. Trata-se de uma licença obrigatória para serviços com mais de 5 mil usuários. Caso você possua menos, ainda precisará obter a sua dispensa, através de um procedimento que pode ser feito por qualquer técnico credenciado.
No entanto, se optar pela infra-estrutura cabeada para uma base de clientes menor, uma comunicação prévia à agência nacional resolve.
A forma mais fácil de resolver qualquer trâmite em relação as licenças da Anatel, é através de um plano de Pós-Outorga, que defenderá o seu provedor de internet de qualquer trâmite, reclamação e questionamento realizado pelo órgão. Caso você deseje saber mais sobre a Pós-Outorga, te convido a visitar a nossa página dedicada que fala sobre o assunto:
PÓS-OUTORGA
3. Planeje a logística e a infraestrutura
A empresa fornecedora de internet necessidade de infraestrutura adequada e detalhes de logística. Entre eles, os deslocamentos da equipe para atendimentos e instalações na casa dos clientes. Portanto, faça um cálculo do investimento necessário.
Além disto, o seu futuro provedor de internet, necessitará de links para conexão. Você pode conseguir isto através de contratos com grandes operadoras que te forneceram os IP’s, ou através de uma autorização de Bloco IP / ASN, da qual você poderá abrir mão de ter que pagar a estas operadoras, possuindo os seus próprios números IP e estações.
A aquisição de um Bloco IP / ASN no seu ISP, pode resultar em uma economia drástica para o seu Provedor de Internet, porque você estará abrindo mão daquele custo que antes iria para a grande operadora.
4. Invista nos equipamentos adequados
Para ser um provedor de internet a empresa precisará das ferramentas corretas, sejam elas equipamentos, torres, links e outros tipos de acessórios necessários para o seu ISP funcionar. Mas vale lembrar que tudo isto vai acarretar em custos, portanto é necessário um bom planejamento orçamentário para que você adquiria apenas aquilo que vai fazer sentido financeiramente para você caso esteja apenas iniciando.
Mas não se preocupe, nós preparamos um guia em nosso blog para aquisição de equipamentos essenciais para iniciar o seu provedor de internet, você pode conferí-los aqui: Conheça 5 equipamentos indispensáveis.
5. Priorize a qualidade do atendimento
Após inaugurar o negócio, é fundamental ter clientes, não é mesmo? Para conseguir isto, foque no atendimento dinâmico e de qualidade. O setor de tecnologia exige estar preparado para imprevistos, lembre-se disso. Esteja ciente de que você necessitará de uma equipe preparada para atender reclamações, solicitações e outras questões humanizadas.
Portanto, trate de incluir no seu planejamento, uma arquitetura de comunicação para que seus atendentes consigam atender seus assinantes com excelência, Contudo, tome cuidado para não criar um processo muito complexo que vá deixar a sua equipe muito abarrotada de coisas no início do seu projeto.
Como a Lunavox pode ajudar a montar o seu provedor de internet
Somos especializados em serviços de regulamentação, pós-outorga e blocos IP/ASN para provedores de internet. Oferecemos consultoria e assessoria completa para ajudar seu provedor de internet a crescer mais e se proteger da burocracia exigida pela Anatel, portanto, Sinta-se a vontade para entrar em contato conosco através do botão abaixo, ou no botão de whatsapp que se encontra no canto inferior direito desta página para uma conversa sem compromisso.
Um grande abraço e boa sorte na sua jornada rumo ao seu ISP e pode contar com a Lunavox!