Gatonet: como funciona e por que todo provedor deve evitá-lo

É importante que você, como provedor, entenda como funciona o gatonet e como ele pode te prejudicar, tanto como prestador de serviços, quanto como pessoa física.

Esse termo, que ficou mais famoso nos últimos anos, é prejudicial, inclusive, para quem contrata o serviço clandestino a ele ligado.

Entenda melhor nos tópicos abaixo.

O que é o gatonet?

Antes de entender como funciona, é importante saber o que realmente é o gatonet. E já adiantamos que não: ele não está ligado ao fornecimento de internet, mas, de certa forma, talvez tenha esse nome por depender da internet para existir.

Trata-se da oferta irregular de serviços de TV por assinatura que, num primeiro momento, pode parecer extremamente vantajosa para todos os envolvidos. Porém, as consequências por utilizar esse tipo de operação, seja como fornecedor ou como contratante, podem ser graves.

Como funciona o gatonet

O funcionamento do gatonet, explicado de forma simplificada, se dá por meio dos aparelhos ilegais que replicam o sinal das TVs por assinatura de forma pirateada, e são vendidos no Brasil.

Eles dependem de internet para instalação e, quando instalados, passam a transmitir os sinais dos canais normalmente, ao mesmo tempo em que oferecem desvantagens para o consumidor, que acredita ter feito um bom negócio, financeiramente.

Essas desvantagens incluem:

  • Instabilidade e interferência de sinal;
  • Perda de performance em todos os dispositivos ligados ao gatonet, incluindo roteadores;
  • Risco de choques e explosões;
  • Vazamento de dados, pelo fato de a rede wi-fi e os dispositivos ligados a ela ficarem mais expostos.
aparelhos necessários para gatonet

Já para quem oferta o serviço, há multa, que pode chegar a R$10 mil reais, e risco de até 6 anos de prisão.

A prestação ilegal desse tipo de serviço prejudica, ainda, as operadoras de TV, que sofrem com a perda de clientes e com a concorrência desleal. 

Mantenha-se na legalidade

Ao entender como funciona o gatonet, você pôde entender, também, a importância de atuar dentro da legalidade, sendo um provedor que segue as determinações da Anatel e tem licença para trabalhar.

Sabemos que o processo para obter sua licença SeAC é burocrático, porém necessário, e estamos aqui justamente para te auxiliar nesse sentido, te mantendo livre de multas e penalidades mais severas.

Entre em contato para saber mais detalhes sobre como podemos te ajudar a trabalhar dentro da legalidade ofertando serviços de TV por assinatura ou outros serviços de telecomunicações. Somos especialistas em serviços de regulamentação e prestamos a consultoria que você precisa para ter sua licença junto à Anatel com a menor burocracia possível.

Banner de eBook Gratuito Sobre Fidelização de Clientes nos Artigos da Lunavox