Se a internet via satélite ainda é uma solução pouco conhecida, o interesse dos consumidores brasileiros sobre o assunto é crescente. A modalidade é desejada por pessoas que querem ter internet e uma ótima oportunidade para quem quer ser provedor.
Porém, antes de dar o primeiro passo para oferecer esse serviço, é importante conhecer algumas particularidades sobre ele.
Entenda melhor na leitura a seguir.
Como funciona a internet via satélite?
Existem milhares de satélites ao redor da Terra, utilizados para comunicação, meteorologia e transmissão de sinais de TV e internet. São eles que garantem uma cobertura ampla e levam o sinal da internet para áreas bastante remotas.
O sinal da rede é emitido de um servidor para o satélite em órbita e ele retransmite esse sinal para uma antena instalada no imóvel. Em seguida, o modem transmite a internet para o computador ou roteador do usuário.
Na residência, a internet via satélite funciona como qualquer outra e, com uma rede interna, usando repetidores, o sinal é levado a todos os cômodos, por cabo ou wifi. A diferença da internet tradicional é que a via satélite precisa de dois modens: um para enviar dados e outro para recebê-los.
Trata-se de uma alternativa para quem mora em regiões onde não há internet ou ela é instável, uma vez que o satélite distribui internet de qualidade utilizando apenas uma antena sem a necessidade de cabos, redes ou linha telefônica.
Vantagens e desvantagens da internet via satélite
Os benefícios mais expressivos da internet via satélite incluem sua distribuição para locais remotos e a velocidade rápida para downloads e para a navegação em si. No entanto, a conexão tem menor latência, o que significa que o recebimento e o envio de conteúdo pode levar mais tempo.
Outra desvantagem está ligada ao ponto de vista financeiro, pois esse sistema ainda é inacessível para muitas pessoas. Além disso, é um serviço que funciona com base em franquia e pode sofrer oscilações em dias de chuva, considerando que um clima ruim pode prejudicar bastante a qualidade do sinal.
O que fazer antes de contratar o serviço
Se você deseja se tornar um provedor de internet via satélite, ou de qualquer outro tipo, além das informações citadas acima é preciso, também, que você conheça e siga as exigências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
É fundamental trabalhar de forma regularizada, e você não precisa se preocupar com toda a burocracia que existe para que isso seja possível: basta contar com uma empresa parceira que entenda do assunto!
A Lunavox é especializada na obtenção de licenças para que os provedores possam atuar em conformidade com a legislação. Oferecemos suporte e assistência para reduzir a burocracia, tornando seu processo de regularização muito mais fácil e seguro.