SeAC: Serviço de Acesso Condicionado

Nem todo mundo tem conhecimento sobre esses tipos de serviços. Sabemos ser necessário obter uma licença dessas para utilizar nos serviços de telecomunicação, mas afinal por qual motivo ela é tão necessária? Ela interfere no meu serviço de telecomunicação? Essa categoria de pergunta é frequente para todos que estão a procura de iniciar nesses serviços privados.

Já conhece tudo sobre SeAC e quer apenas orientação de como conseguir a licença? Entre em contato conosco clicando aqui.

O que é um SeAC (Serviço de Acesso Condicionado)?

É o serviço de telecomunicação de interesse coletivo, que trabalha no regime privado, cuja recepção é condicionada à contratação remunerada por assinantes e destinado à distribuição de conteúdos audiovisuais na forma de pacotes. Como, por exemplo, canais de programação nas modalidades avulsas e de conteúdo programado, por tecnologias, processos, meios eletrônicos e protocolos de comunicação quaisquer.

O SeAC unifica as regras para serviços semelhantes, que eram diferenciados por tecnologia. O SeAC foi criado pela Lei 12.485/11 que entre outros serviços prevê a transmissão de conteúdo nacional na TV paga durante o horário nobre.

A autorização será concedida às empresas que preencherem as condições previstas no Regulamento do Serviço de Acesso Condicionado, aprovado pela Resolução n° 581 de 26 de março de 2012, publicado no Diário Oficial da União em 28 de março de 2012.

As empresas interessadas que já possuem outorgas de TVC, MMDS, DTH e TVA podem solicitar a adaptação das outorgas para o SeAC. O valor da outorga do SeAC é de R$ 400 (quatrocentos reais). As empresas que desejam obter a outorga deverão preencher as condições previstas em lei e regulamentação, com a necessidade de apresentação de documentação e do projeto técnico.

Imagem Ilustrativa de uma Torre Direcional de Telecomunicações no Blog da Lunavox

O que é preciso para conseguir a SeAC?

1. Termo de Autorização

O Termo de Autorização é um documento, cujo modelo está disponível na Resolução 582 da Anatel, que contém tudo o que você vai precisar durante o processo de licença. Ele precisa conter uma descrição do projeto proposto, com os principais elementos, descrição das tecnologias a serem utilizadas e declaração de atendimento aos parâmetros de qualidade.

Além do prazo para o início da prestação do serviço, o cronograma para atendimento das áreas que abrange e o documento de “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)” referente ao Projeto Técnico, disponível no site da Anatel.

2. Desenvolvimento do projeto técnico

O projeto é uma prioridade para a obtenção da SeAC. Como citado acima, o provedor precisará assinar um documento que garanta a responsabilidade técnica e, para tanto, esse projeto precisa ser muito bem feito, com todas as qualificações necessárias, conforme a tecnologia a ser utilizada. É muito importante possuir uma equipe técnica extremamente capacitada ou contratar um time que faça jus às especificações requeridas. Até que todo o projeto esteja de acordo, a liberação da licença não irá sair.

3. Documentação

A Anatel exige diversos documentos para garantir a viabilidade da SeAC, nos quesitos: habilitação jurídica (cópia do registro comercial, do estatuto social, entre outros); qualificação técnica (declaração comprovando habilitação à atividade pertinente, com pessoal técnico, entre outros), qualificação econômico-financeira (balanço patrimonial, declaração negativa de falência, entre outros); regularidade fiscal (provas da inscrição no CNPJ, no cadastro de contribuintes estadual e municipal, entre outros) e a descrição do projeto técnico, já mencionado acima.

4. Investimento

O Preço pelo direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite (PPDESS) é de R$ 400, que devem ser pagos em parcela única ou em até três pagamentos semestrais. Portanto, é preciso considerar esse valor na hora de elaborar seu planejamento de serviço.

Quanto mais rápido você buscar a documentação, elaborar o projeto técnico e realizar o pagamento para a licença, mais rápido você poderá oferecer TV por assinatura a seus clientes, obtendo, com isso, mais receita para o seu negócio e fidelização.

Você já fez sua requisição? O que está faltando? Conte-nos que certamente podemos lhe ajudar de alguma forma. Entre em contato conosco através do nosso formulário de contato para que possamos lhe auxiliar a conquistar a sua licença SeAC clicando aqui.

Compartilhe nosso blog com sua lista de amigos, deixe um comentário no post para mais assuntos assim! 

Banner de eBook Gratuito Sobre Fidelização de Clientes nos Artigos da Lunavox