Cabos de fibra óptica submarinos: o que são?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de imensos cabos submarinos que podem chegar a cruzar o Atlântico. Pois bem: esses materiais são os cabos de fibra óptica submarinos, usados para transmitir o sinal de telecomunicações, como internet, TV à cabo, mensagens de voz e imagens, através de longas distâncias.

Sendo um equipamento compacto e resistente, seguramente enterrado no assoalho oceânico, ele pode ser responsável por 99% das comunicações transoceânicas, funcionando perfeitamente bem mesmo a um oceano de distância, e podendo cruzar todo o globo.

Parece confuso? Então continue a leitura abaixo para entender melhor!

O que exatamente são os cabos de fibra óptica submarinos

Quando falamos em um fio gigante, com milhares de quilômetros, podemos imaginar cabos de fibra bastante espessos e impossíveis de se manusear com as próprias mãos, não é?

Porém, por mais que essa seja a realidade de alguns tipos de materiais, os cabos de fibras ópticas submarinos costumam ser da largura de uma mangueira de jardim, tendo filamentos finíssimos que equivalem ao diâmetro de um fio de cabelo.

Esses cabos usam tecnologia de fibra óptica, onde lasers localizados numa extremidade disparam dados a velocidades extremamente rápidas, em fibras de vidro quase imperceptíveis, para receptores na direção oposta.

Para garantir a segurança do equipamento, as fibras de vidro são envoltas em diversas camadas de plástico e metais para que não ocorra a danificação das mesmas. Além disso, ainda recebem uma proteção adicional com o uso de aço, mais especificamente, e isolamento especial.

Os sistemas utilizados para o material do cabo são projetados para resistir a pressão da água em até 8 mil metros de profundidade, atingindo a vida útil de 25 anos.

Normalmente, essas redes de cabos de fibra óptica submarinos são construídas em anel, o que possibilita a conectividade em toda a extensão do território e garante um sistema com o mínimo de falhas possível. Vale frisar que, caso ocorram tais falhas, o reparo é feito de forma instantânea.

Leia também: Qual o impacto da internet 5G para os provedores?

Cabos de fibra óptica submarinos e internet

E como ficam os satélites? 

Como foi falado anteriormente, os cabos de fibra óptica submarinos retém 99% da internet distribuída no mundo, restando somente 1% para os satélites.

Mas o motivo para que os cabos de fibra óptica submarinos sejam mais usados é o baixo custo de produção e instalação nos oceanos e, além disso, são mais eficientes que os satélites.

De acordo com informações da NEC Corporation, operadora de algumas conexões desse equipamento, os cabos podem transmitir 3,48 gigabytes de informações por segundo, equivalente a 102 mídias de DVD. Em comparação, os satélites atuais não conseguem transmitir sequer um DVD (entenda mais nessa matéria).

Embora o baixo custo seja o principal fator no investimento dessa tecnologia, o fator geográfico também influencia, visto que a possibilidade do material ser exposto e danificado por acidentes causados pela natureza, como tornados, tempestades, é bem menor.

Descubra o que é Backbone

Conexão com outros países

Conhecida como uma “teia de aranha”, a disposição dos cabos equivale a mais de 350 unidades, e juntos somam mais de mil quilômetros, o equivalente a 22 voltas no globo terrestre.

No território brasileiro, os cabos de fibra óptica submarinos estão localizados em toda a costa, e contam com estruturas que ligam nosso país diretamente à América do Norte, e outras que nos ligam  à Europa, todas elas saindo de Fortaleza (CE).

Visando estreitar ainda mais as relações diretas com os países europeus, sem a intervenção dos Estados Unidos, o cabo Ellalink será desenvolvido para unir o Brasil à Europa por meio de Portugal e Espanha.

Preparado para inovar?

Com tanta informação útil, ficou fácil saber que o futuro já começou: equipamentos e tecnologias mais modernas estão sendo lançados a cada dia que passa.

E conhecimento sempre é bem-vindo, certo? E, sendo você um provedor, se torna ainda mais importante entender sobre os cabos de fibra óptica submarinos, pois eles podem influenciar seus serviços diretamente.

A Lunavox não manipula esses cabos, mas, como empresa referência no mercado, estamos sempre atentos ao funcionamento dos mesmos, ajudando empresas provedoras a não serem pegas de surpresa.
Entre em contato e saiba mais sobre os nossos serviços e sobre como podemos te ajudar!

Banner de eBook Gratuito Sobre Fidelização de Clientes nos Artigos da Lunavox