Qual o impacto da internet 5G para os provedores?

Nos últimos anos, a tecnologia 4G tem sido a mais rápida do mercado com seus incríveis 1Gbps. Isso para os que usam internet sem parar, era considerado uma inovação tecnológica gigantesca.

A tecnologia das gerações foi projetada para tarefas específicas: a 2G foi feita para voz, já a 3G para dados móveis. A 4G, mais conhecida e utilizada hoje em dia, foi feita para aplicações de fluxo de dados grande, como streaming de música e vídeo.

Foi divulgada nos últimos anos que a inteligência da quinta geração chegaria para substituir o seu antepassado e causou muita discussão sobre o tema nas diversas plataformas de comunicação.

Qual a licença ideal para você?

Qual a diferença entre a rede 4G e a 5G?

A tecnologia 4G hoje em dia, é sinônimo de rapidez e inovação. O que poderia ficar bom, ficará melhor ainda: Imagina fazer o download de um filme completo com alta qualidade quase instantaneamente. Pois é. A velocidade da internet 5G será 100 vezes mais rápida que a usada atualmente, o que significa downloads quase imediatos e uma maior capacidade de dados.

Ao contrário da nova geração, a internet 4G tem velocidade máxima de 100 Mbps e necessita de mais tempo para a conclusão de transferência.

Leia também: O que é licença SCM?

Então, o que faz a internet 5G ser tão esperada?


A velocidade da tecnologia 5G chega a ser impensável para uma rede de internet: ela terá 20 Gbps e poderá juntar até 1 milhão de dispositivos conectados simultaneamente por quilômetro.

A mudança vai impactar também não só na quantidade de conectados e o aumento de células mas também vai produzir uma internet mais rápida e estável para os usuários: a taxa de latência – o tempo em que o comando é distribuído entre dois pontos da rede e a resposta que o servidor oferece – deu uma impressionante recuada de 35 milissegundos para somente 2, sendo ainda mais veloz que a internet fixa das residências atualmente.

Mas, por enquanto, ela não chega…


Sendo bastante debatida, a internet 5G não será acessível no começo, principalmente para usuários com baixa taxa de uso dos dados móveis. A verdade de que a internet 5G esteja sendo projetada não para os seres humanos mas para as coisas, é um fato a se pensar: cada vez mais acessórios estão utilizando de internet para funcionarem: cafeteiras, televisões, assistentes de voz. Para saber mais sobre a Internet das Coisas, clique aqui.

Quando Chega o 5G no Brasil no Blog da Lunavox

Outro fato importante (e quase indispensável) sobre essa mesma ferramenta é que ela, além de ser mais potente e com uma taxa de resposta menor, vai gastar até 90% menos de energia do que a rede móvel atual.

Embora a internet 5G já tenha sido liberada para alguns países, como Estados Unidos e Coréia do Sul, a previsão de chegada no Brasil é nesse ano, ocorrendo diversas discussões sobre o investimento que será feito para adaptar as redes atuais, já que nenhuma delas é apta a receber a mais esperada.

Mas, enquanto essa tecnologia não chega no nosso país, que tal começar a regularizar sua empresa? Dessa forma, será mais fácil adaptá-la para essa nova ferramenta, certo?

Entre em contato conosco e comece mesmo a adaptar seus serviços.

Banner de eBook Gratuito Sobre Fidelização de Clientes nos Artigos da Lunavox